Félix Elvas Pequeno
Ultimamente há um mar de cursos de Psicanálise em cada esquina, existem até cursos online. Não caia nessa!! Para ser Psicanalista com uma formação sólida, é fundamental ter feito o seguinte tripé:
- Análise pessoal de muitos anos,com um analista didata.
- Supervisão de casos clínicos por muitos anos, também com um analista didata.
- Formação em Psicanálise de pelo menos 4 anos, em um curso de Psicanálise, onde seus professores e supervisores sejam psicanalistas reconhecidos nos círculos de Psicanálise.
Há cursos de psicanálise filiados a IPA ou independentes dela, como o Instituto Sedes Sapientiae, Cpcamp (fundado pelos Psicanalistas da SBPSP e do Sedes Sapientiai), entre outros de renome nacional ou internacional. W. Bion falava que " muitas vezes chamamos de análise coisas que não são". Como escrevi acima, há um mar de cursos de psicanalise duvidosos, mas quem desejar mergulhar neles é uma escolha pessoal!
( Félix Elvas Pequeno é Psicólogo e Psicanalista). Abraços...
Nenhum comentário:
Postar um comentário