25 de julho de 2019

Nesta vida não há garantias!

             Félix Elvas Pequeno

         Quem faz Psicanálise, desiste de achar que nesta vida há garantias! Outras terapias incentivam a ter garantias, sucesso, tranquilidade e pensamentos positivos, como nos livros de auto-ajuda! Há uma grande diferença entre a Psicanálise e o mar de terapias, e não-terapias, que promovem o “exercício da alegria” e que tentam condicionar os pacientes aos desejos dos outros e adaptam-nos a uma sociedade doente. Estas querem, na maioria das vezes, tirar a angústia das pessoas e acomodá-las em uma falsa harmonia.
          A Psicanálise não quer desangustiar ninguém. Ela entende que a angústia é fundamental para o ser humano. Se ela é causa de doenças, é também causa de criação. Portanto, “se nós desligarmos o “botãozinho” da angústia, nós vamos realmente chegar a uma sociedade onde seremos todos iguais, genéricos!”
         Penso que, ao fazer Psicanálise, cada um poderá ir construindo, no seu tempo, sua singularidade e fazendo seu percurso, através das angústias do nosso dia a dia, nesta vida de escolhas e sem garantias... A Psicanálise é um processo de transformação da angústia, vista como doença, em uma angústia como um trampolim para uma vida com menos sofrimentos... (Félix Elvas Pequeno é psicólogo e psicanalista). Abraços...

"O imenso sentimento de angústia nasce com a possibilidade e com o livre-arbítrio de fazer algo, surge quando a vida sempre nos coloca diante de escolhas" (Kierkegaard, 1813-1855- Fílósofo Existencialista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário