22 de maio de 2019

Porque a Psicanálise

  Félix Elvas Pequeno             

          Porque falar transforma uma pessoa. Simples assim. E por que isso acontece? Porque a fala, a linguagem e a maneira de se expressar estão ligadas ao afeto. A psicanálise funciona porque sentimos e falamos. E, se fazemos isso a partir de uma posição apropriada, não tem como não ter uma transformação e caminhar numa direção que te leve a sofrer menos com o que você mesmo causa a você. 
                Quando chega um paciente na análise, normalmente é alguém que já está desconfiado que aquilo que ele sofre tem a ver com ele mesmo. E existe essa vontade de saber o que é isso. Pode ser que a gente venha a viver melhor? Sim, e não digo isso de maneira ingênua, mas acho que existe essa possibilidade, mesmo com a nossa cultura não favorecendo isso por si só. O interesse em assuntos do universo da psicanálise é cada vez maior. E há uma razão clara para isso. O ser humano, diz, está mais aberto a se descobrir e enfrentar seus sofrimentos. As pessoas fazem análise e não acham que são loucas por causa disso. Isso é uma revolução.
                 A psicanálise dá espaço para que os pacientes possam… falar. A psicanálise é uma ferramenta gigantesca, uma lupa. É como se a gente descobrisse uma espécie de microscópio da alma. Para mim, isso é pedagógico. Difícil, mas, ao mesmo tempo maravilhoso! (Síntese feita por Félix Elvas Pequeno- Psicólogo e Psicanalista, de uma entrevista que a Psicóloga e Psicanalista- Professora Dra. na USP e na FAAP Maria Lucia Homem, concedeu a Folha de São Paulo).Abraços!


Nenhum comentário:

Postar um comentário