21 de novembro de 2017

Como Lidar com as Chantagens Emocionais dos Vitimizados.

       


                  Félix Elvas Pequeno


                 O vitimizado faz um jogo de chantagens emocionais afim de ganhar, "levar vantagem" sempre! Simplesmente não entre no seu jogo! Se nos aprisionarmos às chantagens e aos lamentos dos que vestem a máscara de vítima, estaremos estimulando essa conduta e não estaremos ajudando-os, mas sim prejudicando-os. Jamais permita! Porque muitas vezes, consciente ou inconscientemente, permitimos que os outros se vitimizem. Será que você não está permitindo que o vitimizado te faça de TONTO? Porque ele se coloca como o ESPERTO, para que você realize o desejo dele e não o seu. Perceba que só tem ESPERTO quando tem o outro que é o TONTO, portanto não existe o ESPERTO sem O TONTO. Uma postura corajosa é dizer NÃO ao chantagista, tampar os "ouvidos da mente" e apertar o botão do VÁ SE FERRAR, sem sentir-se culpado. Não se esqueça que você só pode se machucar emocionalmente se você olhar o vitimizado como "coitadinho".
                    Geralmente, os chantagistas se disfarçam com "roupas" de vítimas, como um "jeitinho" para manipular o chantagiado. Há até vitimizados que "choram", com "lágrimas de crocodilo", que é uma expressão para significar que o choro de alguém é fingido, falso ou hipócrita. Existem diversas explicações de cunho biológico para a origem da expressão "lagrimas de crocodilo" , uma delas diz que às margens do rio Nilo, na antiguidade, os crocodilos choravam e faziam ruidosas manifestações de desespero para atrair e despertar a piedade das pessoas que por ali passavam. Os que iam ver o que se passava eram devorados. A outra diz que quando o crocodilo está digerindo um animal, a passagem deste pode pressionar com força o céu da boca do réptil, o que comprime suas glândulas lacrimais. Assim, enquanto ele devora a vítima, caem lágrimas de seus olhos.
                    Em casos graves de vitimizações e uma "compulsão" a repeti-las", os vitimizados podem beneficiar-se com a psicoterapia, para trabalharem dentro de suas mentes os seus sofrimentos psíquicos! Os vitimizados projetam seus erros, suas invejas, seus ódios, dentre outros, nos outros! (Félix, 04 11/2017). Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário